quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Louis Armstrong

Louis Armstrong (EUA)

Nascido em Stortyville, New Orleans (EUA), Louis Armstrong é, sem dúvida, o músico de jazz mais conhecido do público em todo o mundo. Por muitos críticos é considerado “a personificação do jazz”. Seu retrato e sua voz são inconfundíveis, até para quem não é um louco por jazz.
Armstrong influência muito mais do que apenas o jazz, e até ao final de sua carreira nos anos 60 era amplamente considerado como uma influência profunda sobre a música popular em geral.

Steve Leggett Armstrong descreve LOUIS como "talvez o mais importante músico americano do século 20"

Após uma vida complicada e muitas dificuldades para começar a tocar, Armstrong conseguiu comprar uma corneta e, sozinho, começou a tocá-la, além disto, também cantava com um grupo pelas ruas para ganhar uns trocados a mais, e foi em um destes momentos que na noite do ano novo de 1912, por brincadeira, atirou para o alto com um revólver e de imediato foi enviado a um reformatório, onde passaria um ano e meio.
Curiosamente foi neste tempo afastado que a "personificação do jazz" foi surgindo, Armstrong teve mais contato com a música e tocando bugle e corneta na banda da instituição, inicou seu longo caminho na estrada da música.
Quando saiu, Louis Armstring fez diversos "bicos" com musico pela cidade, e foi em uma destas empreitadas que sua música começou a ser conhecida em New Orleans.
Sua popularidade cresceu muito com o rádio, os filmes e mais tarde, com a televisão. A voz grave e um estilo inconfundível de cantar, emitindo às vezes sílabas sem sentido, em vez da letra da canção, como se a voz imitasse um instrumento, tornou-se sua marca registrada, tanto quanto o seu trompete.
O músico morreu dormindo em sua casa no Queens, em Nova York. Armstrong, porém, permanece como um dos mais famosos nomes do jazz de todos os tempos.

Discografia:
1923 – King Oliver's Creole Jazz Band
1924-1925 – Clarence Williams' Blue Five (Okeh. Many reissues)
1925-1927 -"Louis Armstrong & His Hot 5/Louis Armstrong & His Hot 7"
1947 – Satchmo at Symphony Hall, Vol. 2 [live] (Decca)
1951 – Satchmo at Pasadena [live] (Decca)
1954 – Louis Armstrong Plays W.C. Handy (Columbia/Legacy)
1955 – Louis Armstrong at the Crescendo, Vol. 1 [live] (Decca)
1956 – Ella and Louis (Verve) junto a Ella Fitzgerald
1957 – Ella and Louis Again (Verve) junto a Ella Fitzgerald
1957 – Porgy and Bess (Verve) junto a Ella Fitzgerald
1960 - Louie And The Dukes Of Dixieland
1961 – Together for the First Time [With Duke Ellington] (Roulette)
1963 - Hello, Dolly!
1997 – The Complete Ella Fitzgerald & Louis Armstrong on Verve (Verve)
2006 – Complete New York Town Hall & Boston Symphony Hall Concerts (DeFinitive)

Ouvir no LAST FM

Download:
1956 – Ella and Louis
1960 - Louie And The Dukes Of Dixieland

Opinião: Para mim Louis Armstrong, juntamente a Miles Davis, foram as maiores personalidades do jazz de todos os tempos. Louis foi tido por muitos como um ‘bom crioulo’ bochechudo e engraçado, que revolucionou a música de jazz de uma forma tão profunda e radical que podemos considerá-lo um marco histórico para o segmento: o jazz antes e depois de Louis Armstrong. Som relaxante e muito agradável.

Nenhum comentário: