quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mano Negra

Mano Negra - Mala Vida



Mano Negra - Indios de Barcelona (Ao vivo)

Mano Negra

Mano Negra (França)

Mano Negra foi uma banda francesa surgida nos anos 80 e liderada pelo magnifico Manu Chao. A banda foi fundada em 1987 por Chao, seu irmão, seu primo Santiago e descendentes africanos. (Manu Chao acabara de deixar sua antiga banda de Rockabilly, o HOT PANTS)
A banda possuia uma grande diversidade de influências, que iam desde o Punk Rock (influenciado pelo The Clash), do Reggae, do Ska e de música latina. Mano Negra, que ainda é venerada por grande parte do mundo, foi uma das bandas pioneiras que realizaram uma fusão musical e são uma influência direta sobre inúmeras bandas na Europa e na América do Sul. O mix de Africano, latim e outros ritmos é frequentemente chamado de "patchanka" (que é o nome de um de seus álbuns).

O nome Mano Negra ("A Mão Negra"), surguiu de uma suposta organização anarquista da Espanha e Iuguslávia.
A banda realizou longas turnês, passando inclusive pelo Brasil, porém, ao levarem suas canções de protesto contra problemas sociais até a Colômbia, a banda enfrentou de perto conflitos e guerrilhas locais, o que na época resultou no afastamento de alguns membros do grupo, que mais tarde encerrou suas atividades por problemas financeiros e ideológicos.

Fromação:
Manu Chao
Antoine Chao
Santiago Casariego
Philipe Teboul
Daniel Jamet
Joseph Dahan
Thomas Darnal
Pierre Gauthé

Discografia:
1988 Patchanka
1989 Puta's Fever
1991 King of Bongo
1991 Amerika Perdida
1992 In the Hell of Patchinko
1994 Casa Babylon
1994 Bande Originale Du Livre
1998 Best Of
2001 Mano Negra Illegal
2004 L'Essentiel
2005 Out of Time

Download:
1992 In the Hell of Patchinko
1988 Patchanka
1989 Puta's Fever
1991 King of Bongo

Opinião: Mano Negra fundia inúmeros ritmos: latinos, europeus, africanos e árabes, misturando as boas vibrações da Jamaica e o peso e a garra do punk rock. O trabalho da banda durante toda sua existência é fabuloso, onde a latinidade era altamente reforçada e o peso das letras extraordinário. Som de altíssima originalidade e qualidade.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Louis Armstrong - What a Wonderful World

Louis Armstrong

Louis Armstrong (EUA)

Nascido em Stortyville, New Orleans (EUA), Louis Armstrong é, sem dúvida, o músico de jazz mais conhecido do público em todo o mundo. Por muitos críticos é considerado “a personificação do jazz”. Seu retrato e sua voz são inconfundíveis, até para quem não é um louco por jazz.
Armstrong influência muito mais do que apenas o jazz, e até ao final de sua carreira nos anos 60 era amplamente considerado como uma influência profunda sobre a música popular em geral.

Steve Leggett Armstrong descreve LOUIS como "talvez o mais importante músico americano do século 20"

Após uma vida complicada e muitas dificuldades para começar a tocar, Armstrong conseguiu comprar uma corneta e, sozinho, começou a tocá-la, além disto, também cantava com um grupo pelas ruas para ganhar uns trocados a mais, e foi em um destes momentos que na noite do ano novo de 1912, por brincadeira, atirou para o alto com um revólver e de imediato foi enviado a um reformatório, onde passaria um ano e meio.
Curiosamente foi neste tempo afastado que a "personificação do jazz" foi surgindo, Armstrong teve mais contato com a música e tocando bugle e corneta na banda da instituição, inicou seu longo caminho na estrada da música.
Quando saiu, Louis Armstring fez diversos "bicos" com musico pela cidade, e foi em uma destas empreitadas que sua música começou a ser conhecida em New Orleans.
Sua popularidade cresceu muito com o rádio, os filmes e mais tarde, com a televisão. A voz grave e um estilo inconfundível de cantar, emitindo às vezes sílabas sem sentido, em vez da letra da canção, como se a voz imitasse um instrumento, tornou-se sua marca registrada, tanto quanto o seu trompete.
O músico morreu dormindo em sua casa no Queens, em Nova York. Armstrong, porém, permanece como um dos mais famosos nomes do jazz de todos os tempos.

Discografia:
1923 – King Oliver's Creole Jazz Band
1924-1925 – Clarence Williams' Blue Five (Okeh. Many reissues)
1925-1927 -"Louis Armstrong & His Hot 5/Louis Armstrong & His Hot 7"
1947 – Satchmo at Symphony Hall, Vol. 2 [live] (Decca)
1951 – Satchmo at Pasadena [live] (Decca)
1954 – Louis Armstrong Plays W.C. Handy (Columbia/Legacy)
1955 – Louis Armstrong at the Crescendo, Vol. 1 [live] (Decca)
1956 – Ella and Louis (Verve) junto a Ella Fitzgerald
1957 – Ella and Louis Again (Verve) junto a Ella Fitzgerald
1957 – Porgy and Bess (Verve) junto a Ella Fitzgerald
1960 - Louie And The Dukes Of Dixieland
1961 – Together for the First Time [With Duke Ellington] (Roulette)
1963 - Hello, Dolly!
1997 – The Complete Ella Fitzgerald & Louis Armstrong on Verve (Verve)
2006 – Complete New York Town Hall & Boston Symphony Hall Concerts (DeFinitive)

Ouvir no LAST FM

Download:
1956 – Ella and Louis
1960 - Louie And The Dukes Of Dixieland

Opinião: Para mim Louis Armstrong, juntamente a Miles Davis, foram as maiores personalidades do jazz de todos os tempos. Louis foi tido por muitos como um ‘bom crioulo’ bochechudo e engraçado, que revolucionou a música de jazz de uma forma tão profunda e radical que podemos considerá-lo um marco histórico para o segmento: o jazz antes e depois de Louis Armstrong. Som relaxante e muito agradável.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Buck-o-nine - My Town

Buck-O-Nine

Buck-O-Nine (EUA)

Buck-O-Nine, banda formada em San Diego, Califórnia (EUA) em 1991.

Estando a muito tempo na estrada e tocando em diversas partes do mundo, a banda de ska californiana já lançou diversos CD's e trilhas sonoras nestes 17 anos de carreira. Poreém, foi durante a segunda parte dos anos 90 que realmente os garotos estouraram, lançando então seus principais sucessos.

"Estimativas revelam que o Buck-O-Ninejá vendeu cerda de 400.000 discos em toda sua carreira".

No ano 2000, quando a banda completava 9 anos, os garotos descidiram abandonar as longas turnês mundiais e voltaram todos os seus shows para Califórnia e o Sul dos Estados Unidos, contudo, em 2001 o Reino Unido e o Havaí também foram inclusos em sua "mini-turnê" rotineira.

Em 2007 a banda lançou seu mais novo disco, sendo este, o 1° disco da banda produzido pela gravadora "Ásia Man Records".
O CD foi lançado em 07 de Agosto e possui o título de "Sustain"

DISCOGRAFIA:
1994 Songs in the Key of Bree
1995 Barfly
1996 Water in My Head
1997 28 Teeth
1998 Pass the Dutchie
1999 Libido
2000 Hellos & Goodbyes
2001 On a Mission
2007 Sustain

FORMAÇÃO:
Jonas (Guitarra)
Jon (Vocal)
Craig (Sax)
Tony (Trompete)
Dan (Trombone)
Andy (Baixo)
Jeff (Bateria)

Last FM
My Space
Site Oficial

Download:
28 Teeth
Barfly
Songs in the Key of Bree

Opinião: Com um som maduro e extremamente bem produzido, resultado de 17 anos de estrada, quase 10 discos lançados e 400.000 cópias vendidas, eles conseguiram encontrar seu caminho, sem ceder a pressões e apenas aperfeiçoando as suas vontades a banda tornou-se um referencial na terceira onda SKA. Som de altissíma qualidade.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Rumbora - Skaô

Rumbora

Rumbora (Brasil)

Rumbora, banda natural de Brasília (Brasil).
O que pode ser visto em seus CD's é a criatividade de um grupo, que mistura vários ritmos - rock, ska, reggae, jazz, forró e drum'n'bass - no que eles mesmos classificam de "rock ensolarado, vitaminado, pesado, cheio de energia e alto astral".

A banda começou em 1997 lançando seu primeiro CD: "71", neste mesmo ano muitas músicas deste trabalho já bombaram nas paradas, entre elas "Chapirous", "Ó do Borogodó" e "Skaô", musicas estas que tocaram em diversas paradas de sucessos nas rádios de rock do País. Tal sucesso valeu a indicação para o prêmio de relevação no Vídeo Music Brasil da MTV, em 1999, e ao de melhor videoclipe de rock em 2000.

Por falar em ano 2000, foi neste ano que a banda lançou seu segundo CD, que levava o nome de uma das faixas do trabalho: "Exército Operante Positivo", e foi com ele que a banda realmente engrenou, lançando o maior sucesso da banda "O mapa da minha mina".

Em 2002 a banda sofreu algumas alterações, e Bacalhau saiu da banda. Alf, Beto e Leandro aproveitam as mudanças para experimentar, e principalmente, se renovar. Nessa, o rock híbrido e ensolarado do Rumbora se funde de vez com o Drum'n'Bass e o Dancehall-Raggae jamaicano, resultando no último CD lançado pela banda o "Trio Elétrico"

Em 2005 a banda encerrou suas atividades, alegando falta de apoio.

Opinião: Pode ser que a banda não tenha seu valor lembrado nos dias atuais, porém, daqui a uns 20 anos ela poderá estar sendo disputada nos sebos como relíquia de uma época, pois trata-se de uma excelente síntese do que é o rock/ska brasileiro da virada do milênio. Uma pena terem encerrado as atividades, ótimo som!

FORMAÇÂO:
Alf - Vocal/Guitarra/Baixo
Beto - Baixo/Voz
Leonardo - Guitarra/Voz
Bacalhau - Bateria

DISCOGRAFIA:
71
Exército Operante Positivo
Trio Elétrico

DOWNLOAD:

TRIO ELÉTRICO
EXÉRCITO OPERANTE POSITIVO
71

Para ouvir clique aqui
Para ouvir no Site Oficial

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Fahrenheit 451 - Y matamos el claro de luna

Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 (Itália)

Banda Italiana que possui uma visão completamente diferente do que entendemos sobre VENEZA-ITA, utilizando o genero SKA para retratar suas visões revolucionárias.

Entrevista com Roberto Sciubert, vocalista da banda ...
"Porque o nome da banda é Fahrenheit 451?
Gostamos muito do livro de Ray Bradbury e do filme (Truffault), além disso, durante o período em que o nome veio à mente, o chefe do governo, era um dos homens mais ricos de Itália, que possuia televisão, falava de seu time de futebol, de seus supermercados, seus jornais e assim por diante, então nós unimos este contexto com outra ideia-chave do livro e formando essa memória "histórica". Além do que, gostamos muito da idéia de perpetuar o genêro SKA em nosso país."

BIOGRAFIA:
1995 - nasce a banda
1997 - A banda começa a participar de grandes festivais, incluindo o "Beach Bum Rock Festival"
1998 - A banda lança um vídeo na internet, e daí começa seu sucesso.
1999 - Surge uam massa expressiva de fãs em seu país, e a banda começa a fazer parte do "Carnaval de Veneza"
2000 - Momento de grande visibilidade nos meios de comunicações
2002 - Os garotos participam constantemente de programas de TV
2003 - A banda caminha para tocar em outros pontos da Europa
2004 a 2008 - A banda sofre algumas alterações em sua formação, porém, o trabalho continua a mil.

Opinião: Banda muito boa, cantam em inglês, italiano e espanhol. Possuem Ska muito puxado para a 2° onda, bem tocado e muito tradicional. Misturam em seu som muitas caracteristicas do reggae e dub.

Formação:
ANDREA "ANDYMAN" - GUITARRA
ANTONIO "TONI BASSI" - BAIXO
ROBERTO "SCIUBERT" - VOCAL
FRANCESCO "FRANCO" - TROMPETE
CHRISTIAN ENZO - BATERIA
ALESSANDRO "BABY" - SAX

Site Oficial
My Space

Discografia:
1995 "UCCIDIAMO IL CHIARO DI LUNA"
1999 "BALLANDO NELLA GIUNGLA"
2001 "KINGSTON BRAN"
2002 "CAMMINA CAMMINA"

Download:
Entre no Site Oficial -> "Audio-Vídeo" -> e clique em "Ascolta e scarica le canzoni dei Fahrenheit dal sito di Almamusic Clicca qui"
ou
clique aqui