sexta-feira, 3 de abril de 2009

Zé Oito

Zé Oito

Banda do RJ (Brasil) que traz uma mistura de ska, hardcore, surf e reggae.
O próprio Zé Oito define seu som como: "Cantando em espanhol, tocando em inglês e xingando em português sem fazer concessão a filho da puta nenhum nem se prendendo a rótulo algum"
Com influências da atitude Punk Rock e a levada Ska, o som de banda carioca se assemelha com Voodoo Glow Skulls, Dead Kennedys, Djangos, Liberator, Ska-P e até mesmo Sidney Magal.

Assim, o Zé Oito segue fazendo música pra quem tem coisa melhor pra fazer do que salvar o mundo.
"Barulho cínico para gente perturbada!"

Abaixo segue trexo da entrevista concedida por Leo Murunga (Vocalista) ao PUNKnet.com.br, Léo comenta sobre a cena atual do SKA Brasileiro, e sobre a discriminação de algumas vertentes do gênero. Confira:

PUNKnet: ... Mas e hoje, no final da primeira década do novo milênio, ainda existe uma "cena" de ska brasileira ou são apenas meia dúzia de bandas concentradas no sudeste? Ou ainda: sempre rolou bandas de ska no Brasil ou é de fato um gênero que uma pequena parcela do público curte?
Leo Murunga, vocal do Zé Oito: Realmente na região sudeste estão a maioria das bandas, especialmente em São Paulo. Mas o sul também é celeiro de boas bandas e, mais recentemente, descobri bandas também do nordeste através da internet. Acho que o grande entrave para o crescimento do ska como um estilo no Brasil é que nem todo mundo sabe o que é isso. O público (em geral) que ouve, costuma gostar, mas acha que é um rock/reggae e não sabe que é um gênero específico. E tem outros problemas. Já ouvi gente dizer que só curte ska jamaicano, que é o único que tem alma, etc. É como se disséssemos que só gostamos do futebol inglês, porque foi lá que ele nasceu e quem não é súdito da rainha não sabe jogar. Acho isso uma idiotice como qualquer outro radicalismo.


PUNKnet: O que andam ouvindo de bom?
Leo Murunga, vocal do Zé Oito: Nesse momento, estou ouvindo bastante Bad Manners, Liberator, Voodoo Glow Skulls, Amy Winehouse, Matanza, Red Elvises, Manu Chao, Male Factors, Djangos, etc.


Formação:
LÉO MURUNGA: Vocal e Guitarra
HUGO CRISTIM: Baixo
PROMESSA: Bateria e Vocal
DUDU: Sax e Vocal
DEIVID: Trombone
MOISÉS: Trombone

MySpace
Orkut

Downloads:
Demo (2005) - Via Trama Virtual



Opinião: A banda tem uma pegada um pouco mais pesada, particularmente eu prefiro a um levada mais limpa, mais "crua". Um ponto positivo é o fato de cantarem algumas musicas em espanhol, o que me agrada bastante.
Zé oito tem potencial para ter um crescimento significativo, o repertório é bem diversificado, e a forte atitude da banda é algo de muita significancia. Mas é lógico que, a banda tem um longo caminho pela frente, e esperamos que o som possa evoluir para que mostrem realmente a que vieram.

Um comentário:

Léo Murunga disse...

Achei o blog por acaso no google. Obrigado pela crítica sincera e honesta, além do espaço dado a essa banda. Estamos finalizando algumas músicas novas, que logo poderão ser ouvidas no www.myspace.com/zeoito e baixadas na tramavirtual.