quinta-feira, 19 de junho de 2008

MIles Davis - O Deus do Trompete


Miles Dewey Davis Jr nasceu no dia 26 de maio de 1926 e faleceu em 28 de setembro de 1991.
Foi um importante trompetista, compositor e bandleader de jazz norte-americano.
Considerado um dos mais influentes músicos do século 20, Davis esteve na vanguarda de quase todos os desenvolvimentos do jazz desde a Segunda Guerra Mundial até a década de 90. Ele participou de várias gravações do bebop e das primeiras gravações do cool jazz. Foi parte do desenvolvimento do jazz modal, e também do jazz fusion que originou-se do trabalho dele com outros músicos no final da década de 60 e no começo da de 70.


Miles Davis pertenceu à uma classe tradicional de trompetistas de jazz, que começou com Buddy Bolden e desenvolveu-se com Joe "King" Oliver, Louis Armstrong, Roy Eldridge e Dizzy Gillespiee. Ao contrário desses músicos ele nunca foi considerado com um alto nível de habilidade técnica. Seu grande êxito como músico, entretanto, foi ir mais além do que ser influente e distinto em seu instrumento, e moldar estilos inteiros e maneiras de fazer música através dos trabalhos com seus grupos, em que muitos dos mais importantes músicos de jazz fizeram seu nome na segunda metade do século 20.Davis foi postumamente incluído no Rock and Roll Hall of Fame, em 13 de Março de 2006. Ele foi também incluído no St. Louis Walk of Fame, Big Band and Jazz Hall of Fame, e no Down Beat's Jazz Hall of Fame.

Miles Davis ...

Um dos maiores trompetistas da história do jazz, começou a carreira em 1945, amparado por dois gênios do gênero, Charlie Parker e Dizzy Guillespie, tocando bebops. Ousado e abusando das possibilidades de seu instrumento, contribuiu para que se inaugurasse um período fértil de fusão do jazz com outros ritmos, de onde surgiriam o cool-jazz, o jazz modal e o jazz-rock.


Mais pra frente farei um post dedicado apenas a CHARLIE PARKER, DIZZY GUILLESPIE, BUDDY BOLDEN, JOE " KING" OLIVER e LOUIS ARMSTRONG.

Nenhum comentário: