quarta-feira, 25 de junho de 2008

The Specials


The Specials.


Banda formada em 1977 (Coventry), que misturavam elementos do mod e do ska e criaram um novo som que se tornaria conhecido como "Two Tone".
Os " Specials" ficaram famosos mais por seus compactos do que por seus álbuns própriamente dito, como “Ghost Town”, “Too Much Too Young” e sua estréia com “Gangsters”.


FORMAÇÃO:
* Jerry Dammers
* Terry Hall
* Roddy Radiation
* John Bradbury
* Sir Horace Gentleman
* Lynval Golding
* Neville Staples.


Logo depois de ser formado em 1977 por Dammers, Golding e Gentleman, a banda começou a tocar em pequenos shows sob o nome de "The Coventry Automatics" e depois como "The Special AKA". Joe Strummer do "The Clash" compareceu a um de seus shows, convidando depois o The Special AKA para abrir para sua banda durante a turnê No Parole UK Tour.
Em 1979 Dammers decidiu fundar seu próprio selo, e a 2-Tone Records nascia. Por este selo a banda lançou “Gangsters”, entrando para a parada de sucessos da época. O grupo então começou a usar ternos ao estilo mod, juntamente com outros elementos da moda dos anos 60, e foi nesta época que “Too Much Too Young” ficou em primeiro lugar nas paradas.

Seu segundo álbum, More Specials, não foi tão bem sucedido quanto os lançamentos anteriores. A banda praticamente abandonou o ska (apesar de ter sido a principal responsável por seu ressurgimento e popularide no Reino Unido), preferindo uma aproximação mais ambígua e experimental com a música. More Specials trazia vários estilos musicais diferentes, a maioria sem uma definição classificável, mas com traços aparentes de pop e New Wave. A banda também experimentou com o que poderia ser chamado de uma versão mais obscura, quase psicodélica do reggae. Devido a sua fama prévia como a banda de ska mais importante de todos os tempos, seus fãs originais ficaram desapontados com a debandada do gênero, apesar disso, um lado-B do álbum, “Ghost Town”, ficou na primeira colocação das paradas. Mesmo assim, a 2-Tone estava com sérios problemas. Staples, Golding e Hall saíram, e Dammers convidou Stan Campbell e começou a trabalhar sob o nome Special A.K.A., o resultado, "In The Studio", foi visto por muitos como um fracasso, embora “Racist Friend” e “Free Nelson Mandela” tenham se tornado sucessos. Dammers então dissolveu o grupo e passou a trabalhar com ativismo.

Nenhum comentário: