quinta-feira, 17 de julho de 2008

História do Ska

Sempre estou postando bandas de ska/jazz e nunca expliquei o que realmente significa estes estilos musicais, por isto, vou colocar alguns posts focados nisto, com alguns materiais explicativos sobre história, sonoridade, instrumentos, fundadores ... enfim, tentar reunir algo interessante para divulgar no blog.

HISTÓRIA DO SKA
O Ska é uma música dançante jamaicana, originada e difundida através dos operários e da classe média jamaicana. Chegou a Inglaterra e ao resto do mundo através dos imigrantes jamaicanos após a independência da ilha.


Musicalmente, o ska é uma fusão do ritmo mento jamaicano com o ritym & blues norte-americano, com a bateria em 2ª e 4ª batida e a guitara tocadas em 2ª, 3ª e 4ª casas. A bateria é carregada no blues e nas batidas de swing da música norte-americana enquanto a guitarra expressa e transmite o som mento.


O Ska nasceu na década de 60, porém desde os anos 40, os jamaicanos faziam adaptações no som dos E.U.A. Desde essa época já existiam nos guetos os Rude Boys, jovens que se sentiam excluídos pela sociedade e encontraram no ska uma forma de diversão, dançando-o de forma diferente, mais lentamente e com "posturas ameaçadoras". As letras das músicas passam a refletir o estilo Rude Boy assim como o som, que passa a ter um baixo mais tenso, o oposto do praticado anteriormente. Esse inicio é chamado de 1ª onda. Onda é a forma como o ska é dividido de acordo com sua época, evolução e popularidade. Fazem parte dessa 1ª onda, a banda Skatalites e artistas como Laurel Aitken, Prince Buster, entre outros.


A 2ª onda inicia-se nos anos 70 seguindo até o inicio da década de 80. É associada com a cena 2-tone (dois tons) na Inglaterra e é o auge do Ska. O Ska 2-tone é mais rápido e utiliza mais sopros do que o ska anterior. Os Rude Boys são ideais são revitalizados e expressados em uma fusão do reggae com o punk. Em 1979 com a formação e lançamento do selo 2-tone, cria-se uma nova cena para o ska, não só na Inglaterra como no resto do mundo. O branco e o preto do 2-tone torna-se símbolo da luta contra o racismo. Bandas como Madness, The Beat, The Specials revitalizaram o ska clássico de artistas da 1ª onda e o ska torna-se bastante difundido e divulgado até o término da 2ª onda que culmina com o fim do selo 2-tone em meados dos anos 80.


A 3ª onda começa nos meados dos anos 80 e estende-se até hoje. É um verdadeiro mix de ritmos e sons. Combina o ska com a música pop, rock, worldmusic, enfim uma variação sem limites. Bandas como The Toasters, Bim Skala Bim, Fishbone, The Mighty Mighty Bostones, Voodoo Glow Skulls são exemplos de bandas que pertencem a essa onda. Essa mistura de ritmos leva o ska para o mundo inteiro, revelando e surgindo bandas em todo o mundo, desde a América Latina até a Escandinávia.


Um comentário:

recomendadosmp disse...

oi amigo,, sou fa do ska rock music, sou do uruguai e apenas sei escrever em portugues.. discupa.
queria te recomendar algumas bandas de ska uruguaias
aqui vai a lista:

uruguai:

abuela coca
chala madre
no te va gustar
la vela puerca
congo
4 pesos de propina

saludos