quinta-feira, 31 de julho de 2008

Renato Carosone


Renato Carosone (Itália)

Renato Carosone nasceu em 03 de janeiro 1920 e veio a falecer em 20 de Maio de 2001. Renato foi uma das maiores figuras do cenário italiano musical na segunda metade do século 20, foi também um moderno executante da chamada "canzone napoletana" icorporando um jazz de altíssima qualidade em seu repertório.
Nascido em Nápoles (Itália), Carosone estudou piano em sua cidade natal em um consevatório e obteve o diploma de musico em 1937, quando tinha apenas 17 anos. Logo o garoto se destacou e assinou um contrato como um líder de banda para uma turnê na África. Após esse trabalho, ele acabou ficando em Addis Abeba(África) trabalhando como um "pianoplayer".
Em pouco tempo ele se tornou bastante conhecida realizando uma centena de shows como lider de banda, porém, retornou à Itália apenas em 1946, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Esses quase dez anos passados no estrangeiro expos o agora homem Renato Carosone a novos ritmos e novos sons, contudo, apesar de seu sucesso internacional obtido nestes anos de trabalho, seu som não era reconhecido em seu país, e Renato Carosone era um estranho para o público italiano, e isto fez com que o pianista tivesse de começar a sua carreira novamente, tocando piano em algumas pequenas bandas de dance-hall.

Em 1949 Carosone realmente montou a banda com quem iria fazer sua história.
O pianista italiano se juntou ao guitarrista holandes Peter Van Wood, ao baterista italiano Gegè Di Giacomo e ao baixista, violinista e violonista húngaro Gypsy Elek Bacsik.
A banda obteve algumas alterações mais tarde, sofrendo com a saída de Van Wood e integrando novos musicos em sua formação.
Durante a década de 1950 Carosone se tornou mais e mais popular, e sua orquestra foi de grande procura para concertos na época, tanto na Itália como em paises do estrangeiro, além é claro dos altos registros de vendas de seus trabalhos.

Um exemplo de seu sucesso no mundo inteiro: A canção Torero (especialmente composta para um turista espanhol) permaneceu por 14 semanas em 1° lugar nos EUA, sendo traduzida para 12 idiomas e tendo nada menos do que 30 versões registradas na época.

Em 5 de Janeiro de 1957 Carosone e sua banda começaram uma turnê de +- 02 anos pela américa, passando por diversos países e tocando em diversas casas de shows. O último concerto foi uma triunfal e prestigiosa apresentação em Carnegie Hall (Nova York), sendo esta, uma das últimas apresentações da banda, pois em 1960 Renato Carosone resolveu se "aposentar".

Opinião: Ótimo pianista, que faz misturas muito interessantes. Um som muito inovador para sua época.
Homem muito inteligente, soube encerrar sua carreira no auge.


Site Oficial
Last FM
Downloads

Nenhum comentário: