quinta-feira, 17 de julho de 2008

Relação: Ska x Skinheads

O texto a seguir é de autoria da RASH -São Paulo- (Red & Anarchists Skin Heads>>>> Skin Heads Marxistas e Anarquistas), e conta um pouco desta relação existente entre SKA x SKINHEAD





" ... Ao contrário da imagem generalizada e equivocada, presente no imaginário da maioria das pessoas e difundida pela grande mídia, o movimento skinhead verdadeiro passa longe do racismo, estando de fato ligado ao universo operário, à musica e à integração racial.


Ocorrida na Inglaterra dos anos 60, a origem do movimento skinhead foi resultado da fusão entre rude boys e mods, duas das mais significativas expressões culturais juvenis inglesas até então. Os rude boys eram jovens de famílias jamaicanas, discriminados por sua origem étnica, amantes do ska, do reggae e do soul, que se vestiam com ternos curtos, chapéus porkpie e que de várias maneiras, viviam em confronto com a lei e a ordem. Os mods eram jovens de famílias operárias, discriminados por sua origem social, que ouviam não apenas bandas de rock'n'roll mais visceral, como The Who em sua primeira fase, mas também ska, reggae e principalmente o soul. Os mods vestiam-se de maneira elegante, com ternos, gravatas e sapatos cuidadosamente lustrados. A afinidade musical e estética fez com que rude boys e mods compartilhassem os mesmos ambientes e sentimentos de resistência a uma sociedade que os discriminava.


Ao logo da década de 60, enquanto parte dos mods vinha se distanciando do universo operário e negro, sendo domado pela indústria cultural inglesa, o restante deles, fiéis às suas origens, passaram a se definir como hard mods, acentuando suas características estéticas operárias e de integração com os rude boys. Ganham força os suspensórios, os jeans e as cabeças levemente raspadas. Surgem os skinheads e seu visual clássico.


Os skinheads não eram todos brancos. Muitos rude boys adotaram a nova estética e tornaram-se skins. A música do novo movimento continuava sendo o ska, o reggae e o soul. Bandas e músicos negros ganharam notoriedade dedicando parte de suas composições ao público multirracial do movimento, como por exemplo, a banda de ska Symarip e suas canções Skinhead Moonstomp, Skinhead Girl e Skinhead Jamboree.


O auge do movimento foi o ano de 1969, após o qual este entra em refluxo, com muitos skinheads literalmente pendurando as botinas e deixando para trás uma história de integração racial e social entre explorados e confusões por motivos como o bairrismo, o ganguismo, rivalidades futebolísticas e a aversão a autoridades, mas nunca o racismo, o fascismo ou o autoritarismo. A difusão geográfica do movimento pelo mundo, bem como seu envolvimento com a política, só ocorreria nas décadas seguintes ... "


Da década de 70 para frente o movimento Skinhead sofre grandes mudanças e passa a ter sua imagem e principios alterados.

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