quinta-feira, 19 de março de 2009

Paralamas do Sucesso

Paralamas do Sucesso

No início a banda misturava rock com reggae, posteriormente passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos em suas canções.

Apesar dos Paralamas serem considerados parte da "Turma de Brasília" (Fazendo ligação com bandas com Legião Urbana, Aborto Elétrico ... ), por terem vivido e criado amizade com as bandas locais, é uma banda formada no Rio de Janeiro.

Foi no Rio aliás, que a banda deu seus primeiro passos. A banda começou sem nenhuma proposta de seriedade, a começar pelo nome da banda, que em momento algum foi levado a sério pelos integrantes.

A banda gravou seu primeiro sucesso em 1983, quando "Vital e sua moto" começou a explodir nas rádios cariocas. A partir daí a banda não parou mais, e o rock com levadas de ska e reggae começou a ser mesclado com MPB, Bossa Nova e Naipe de matais de qualidade, para então levar a banda a fazer sucesso na Argentina, França, Suiça, Uruguai, Venezuela, Chile e é claro no Brasil.
No final dos anos 90 a banda trazia com sigo um sentimento florescente em muitos jovens da época: crítica à política-social do Brasil. E foi justamente com este sentimento que a banda lançou o álbum "Bora-Bora" (1988)

No início da década seguinte a banda começou uma fase de experimentações, o que, segundo a crítica brasileira, não foi a melhor escolha por parte dos Paralamas.
A banda deu enfoque a arranjos mais bem elaborados e ao teclado falando alto em suas musicas.

Se no Brasil a banda não estava lá estas coisas, no restante da américa latina a situação era totalmente diferente, e os caras eram tidos como grandes ídolos de nossos "hermanos", gravando na época vários trabalhos com Fito Paéz (Explendido cantora argentino que está em atividade até hoje) que estouraram no Chile, Argentina e Uruguai.

A volta as paradas de sucesso brasileiras não demorou a acontecer, e no final da década de 90 a banda já era aclamada novamente pela crítica e pelos fãs.

Em 2001, Herbert, que pilotava ultra-leves na época, sofreu acidente gravíssimo fazendo aquilo que era sua principal diversão depois da música, causando sequelas graves ao cantor e deixando o futuro da banda cheio de incertezas. Porém, com muita força de vontade e apoio de todos, a banda conceguiu dar a volta por cima, lançando trabalhos mais "crus" sem os naipes de metal e com o enfoque sob o que o power trio tinha de melhor a oferecer, resultado? Como o nome da banda mesmo diz SUCESSO!!
A banda segue seus trabalhos até hoje, e é tida como uma das maiores bandas da história do país.

Em 2009, o Paralamas lançou seu mais recente disco, "Brasil Afora", que ficou primeiramente disponível para download (com uma música à mais) no site oficial da banda e pouco depois foi lançado em CD. O disco conta com as participações de Carlinhos Brown e Zé Ramalho, fora uma versão de uma música de Fito Paez.

Formação original:
Herbert Vianna - vocal e guitarra
Bi Ribeiro - baixo
Vital Dias - bateria

Formação atual:
Herbert Vianna - vocal e guitarra
Bi Ribeiro - baixo
João Barone - bateria

Banda de apoio:
João Fera (quarto paralama) - teclado
Monteiro Jr. (quinto paralama) - saxofone
Bidu Cordeiro (sexto paralama) - trombone

Discografia:
1983 Cinema Mudo
1984 O Passo do Lui
1986 Selvagem?
1987 D
1988 Bora-Bora
1989 Big Bang
1990 Arquivo
1991 Os Grãos
1994 Severino
1995 Vamo Batê Lata
1996 Nove Luas
1998 Hey Na Na
1999 Acústico MTV
2000 Arquivo II
2002 Longo Caminho
2004 Uns Dias Ao Vivo
2005 Hoje
2007 Rock in Rio 1985
2009 Brasil Afora
+ ÁLbuns e Coletânias em espanhol e francês.

Site Oficial
My Space

Opinião: Gostaria muito de ter nascido a tempo de viver toda a trasformação que a banda foi sofrendo ao longo do tempo. A banda "sobreviveu" à dificuldades muito maiores do que o acidente do Herbert em si, e devem realmente serem lembrados por isto. Um som muito bom, de alta qualidade, de muito sentimento e de muita criatividade.

Downloads:
Cinema Mudo
Selvagem?
D.
Bora-Bora
Big Bang
Arquivo
Os grãos
Severino
Vamo Batê Lata
Luas
Hey Nana
Acústico MTV
Arquivo II
Longo Caminho
Uns Dias - Disco 1
Uns Dias - Disco 2
Hoje
Rock in Rio 1985
Pelo Brasil Afora

Nenhum comentário: